Medicina Dentária

Perguntas frequentes

A partir de que idade não se deve usar chupeta?

O uso de chupeta não deve ultrapassar os 2 anos de idade. O uso prolongado de chupeta, assim como a sucção digital, poderá trazer problemas de má posição dentária e também alterações dos maxilares.

A que idade nascem os dentes?

Habitualmente, os primeiros dentes a nascer são os incisivos centrais inferiores, por volta dos 6 meses. Na dentição temporária (dentes de leite) os últimos dentes a nascerem são os 2º molares superiores por volta dos 36 meses. Por volta dos 6 anos começa a haver mudanças, nasce o 1° molar definitivo que é frequentemente confundido com os dentes de leite, uma vez que não existe substituição de um decíduo por um definitivo como acontece com a restante dentição. Além disto, dada a sua localização posterior, este é um dente mais difícil de higienizar, relevando a importância da ajuda dos pais. Quando os 1° molares definitivos estiverem erupcionados, aconselha-se a colocação dos selantes de fissuras pelo médico dentista. Este consiste num tratamento preventivo, simples, indolor e que evita futuras cáries. Também por volta dos 6 anos, inicia-se a substituição dos dentes de leite pelos definitivos. Assim, os primeiros a nascer vão ser os primeiros a ser trocados. Deste modo, por volta dos 6-7 anos, cai o incisivo central inferior que dará lugar ao incisivo central inferior definitivo. O processo de troca mantem-se até haver substituição total dos dentes de leite pelos definitivos. A tabela seguinte demonstra a idade a que nasce cada dente.

dentição

Parti uma grande parte de um dente. O que devo fazer?

• 1º Deve segurar cuidadosamente o fragmento pela coroa;
  • 2º Lave-o bem com soro fisiológico ou com leite;
  • 3º Coloque o dente num copo com leite ou com soro, ou entre a bochecha e a gengiva;
  • 4º O fragmento do dente pode ser colocado através da ajuda do seu médico dentista;
  • 5º Procure o seu médico dentista o mais rápido possível, preferencialmente nos 30 min seguintes.

O meu filho caiu e saiu-lhe um dente definitivo. O que devo fazer?

• 1º Segure cuidadosamente o dente pela coroa;
  • 2º Lave-o bem com soro fisiológico ou com leite;
  • 3º Coloque o dente no seu lugar (de onde saiu), ou dentro de um copo de leite ou com soro fisiológico, ou ainda entre a bochecha e a gengiva;
  • 4º Procure o seu médico dentista o mais rápido possível, preferencialmente nos 30 min seguintes.

Saiu-me uma restauração provisória. O que devo fazer?

Caso isto aconteça, deve procura o mais rápido possível o seu médico dentista, pois ao sair a restauração provisória, todo o interior do dente fico sujeito à contaminação por microorganismos. A colocação de uma nova restauração provisória é um procedimento rápido e que evita complicações maiores.

Sangro frequentemente das gengivas. O que será?

O sangramento das gengivas está associado a uma inflamação gengival. Uma acumulação de placa bacteriana irá originar tártaro e inflamação das gengivas. Este problema pode ser resolvido através de uma destartarização (limpeza) e caso a infeção seja mais grave, pode ser necessário a administração de antibiótico.

Qualquer pessoa pode colocar implantes?

A implantologia é uma das áreas mais avançadas da medicina dentária, mas tal como as outras, tem algumas limitações. Quando um paciente pretende colocar implantes, vários fatores devem ser avaliados e ponderados. O médico dentista começa por fazer uma história clinica e anamnese cuidada, e irá pedir uma série de exames complementares para que todos os fatores de risco sejam avaliados, fazendo deste modo, uma previsão mais realista da probabilidade de sucesso do implante.

Ouço ruídos e estalidos ao abrir a boca. O que será?

Por vezes, devido a diversos fatores desde maloclusões a traumatismos, a nossa articulação temporo-mandibular apresenta alterações podendo ocorrer estalidos, ruídos, dificuldade nos movimentos de abertura e fecho da boca e durante a mastigação, cefaleias e por vezes dores em zonas adjacentes. Esta é a maior causa de dor orofacial, e está responsável por inúmeros sintomas que por vezes são associados a outras áreas. Se apresenta algum destes sintomas, não hesite em consultar o seu médico dentista.

Até que idade se pode colocar um aparelho ortodôntico?

Não há uma idade limite, esta está relacionada com a quantidade e qualidade de suporte ósseo e periodonto que tem. Quer tenha 20 ou 60 anos, se pretende fazer uma correção ortodôntica, consulte o seu médico dentista que através de uma completa avaliação, lhe dirá quais as probabilidades de sucesso do tratamento.

Topo

sombra_noticias