x

Psicologia

Médicos

Exames e tratamentos

Topo

Psicoterapia Psicanalítica Relacional

É uma abordagem Psicoterapêutica reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses como Especialidade Avançada em Psicoterapia.

Oriunda da psicanálise, consiste num processo de transformação, desenvolvimento e crescimento emocional, um novo olhar sobre si mesmo desenvolvido na relação com o terapeuta, permitindo novas perspetivas sobre as dificuldades e as suas origens, olhando-se e sentido para além os muros; permite descobrir novas formas de sentir, pensar e agir face a si próprio, a outrem e ao mundo atual e futuro.

Modalidade terapêutica mais eficaz na reestruturação em profundidade da personalidade, também com fins preventivos, adequado a crianças, jovens e adultos.

A relação humana é o centro do desenvolvimento psíquico e das dificuldades do viver; a relação do ser humano com o seu ambiente está intimamente relacionada aos seus comportamentos e ao desenvolvimento de sua mente.

O foco e motor do desenvolvimento psicoterapêutico são as relações de vida do paciente e a relação co-construída entre o paciente e o terapeuta.

Topo

Orientação Escolar. Vocacional e Profissional

Geralmente realiza-se no final do 3º CEB (9º ano) e secundário (12º ano) mas pode ser realizada noutros momentos. Abordagem centrada no conhecimento do adolescente, jovem, adulto, baseada em dados de entrevistas, de avaliação de interesses, valores, aptidões, personalidade, com vista a facilitar a tomada de decisão.

Complementarmente podem ser realizadas sessões de apoio e acompanhamento na procura de respostas escolares e profissionais.

A família dos jovens são parte integrante e fundamental deste processo.

Topo

Avaliação Psicológica e Psicopedagógica

Compreender a origem de dificuldades em relação à aquisição de conhecimento / dificuldades de aprendizagem: como é que a pessoa aprende para lidar com as dificuldades que possam surgir.

No processo de avaliação podem ser realizadas entrevistas de anamnese, inclusive com família, a observação da criança / jovem e, de acordo com as situações, articulação com a Escola / Professores.

São também realizadas sessões de avaliação, aplicando-se instrumentos e materiais de avaliação psicológica, selecionados de acordo com o pedido formulado.

Os resultados da avaliação são analisados com a família; dependendo da idade e maturidade da criança/jovem, estes também são envolvidos na sessão de devolução de resultados.

Topo

Avaliação de desenvolvimento

A avaliação de desenvolvimento é realizada em crianças a partir dos 0 anos de idade, com base em instrumentos de avaliação aferidos e adaptados à população portuguesa, tendo o grupo etário das crianças como referência. Esta avaliação pode ser realizada a pedido da família e/ou de outros profissionais de saúde (pediatras, médicos de família, …).

A avaliação de desenvolvimento permite:

  • refletir sobre a normatividade do desenvolvimento das crianças;
  • identificar áreas em maior ou menos desenvolvimento;
  • identificar áreas com necessidade de estimulação;
  • orientar os pais / família;
  • cooperação interprofissional.
Topo

Avaliação de desenvolvimento / maturidade para ingresso no 1º ano de escolaridade

A entrada no 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico é uma fase muito importante para as crianças e para as famílias. O 1º ano é bastante exigente, sendo necessária e fundamental a verificação de pré-requisitos de maturidade emocional e psicológica, competências na comunicação, expressão, relacionamento interpessoal, motricidade e outras.

A avaliação no último ano do pré-escolar pode ser uma mais-valia para a tomada de decisão das famílias, uma vez que a regulamentação legal portuguesa prevê que:

  • todas as crianças que completam 6 anos até 15 de setembro devem ir para o 1º ano de escolaridade e,
  • a possibilidade de antecipar ou adiar de matrícula no 1º ano.

Neste contexto, podemos realizar a citada avaliação, iniciando com uma sessão de anamnese e análise do pedido, sessões de observação e avaliação com a criança, com recurso a materiais de avaliação psicológica e de desenvolvimento infantil, devolução de resultados e reflexão sobre os mesmos; se necessário, pode ser desenvolvido um plano de intervenção. Sempre que necessário é efetuada articulação com outros especialistas.

Topo

EMDR®- Eye Movement Desensitization and Reprocessing (Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares)

Trata-se de um método de dessensibilização e reprocessamento de experiências emocionalmente traumáticas por meio de estimulação bilateral do cérebro, a qual promove a comunicação entre os dois hemisférios cerebrais.

A focalização de elementos da memória traumática e a estimulação bilateral (visual, auditiva ou táctil) promovem o “diálogo” entre os hemisférios cerebrais e a “metabolização” (reprocessamento) do trauma. Em pouco tempo, a pessoa tem a sensação de maior distanciamento da perturbação traumática.

Espontaneamente começa a reavaliar a experiência a partir de uma perspetiva mais otimista. É comum acontecer que, após o reprocessamento, a lembrança do que antes era traumático, diminui de intensidade e a pessoa é capaz de recuperar as lembranças de bons momentos. A partir desse momento, a pessoa começa a estruturar-se e a organizar-se melhor, liberta-se dos sentimentos de culpa inadequados, conseguindo assim planear um futuro melhor, permitindo desejar coisas boas para si mesma.

Como funciona a EMDR®?

As experiências traumáticas, devido a carga emocional que contem, podem “danificar o sistema nervoso”, impedindo que essas experiências sejam devidamente “metabolizadas” e possam assim ser “armazenadas” no cérebro de forma funcional. Essas experiências não metabolizadas, ficam retidas em determinadas áreas do cérebro, dificultando a compreensão e/ou a superação dos factos, cujo resultado são o que denominamos “sintomas” (insónia, dores difusas, fadiga crónica, irritabilidade, intolerância ao barulho, tonturas, choro fácil, falta de motivação e sentido em relação à vida, desespero, ansiedade, pânico, e etc.).

A abordagem EMDR é baseada num protocolo de 8 fases, sendo que em algumas dessas fases, o cliente é incentivado a recordar o evento traumático, sem, contudo, precisar discutir os detalhes do mesmo, e por isso a ansiedade associada ao confronto e à revelação, pode ser aliviada. Os profissionais utilizam estímulos bilaterais como movimentos oculares, para ajudar ao cliente a dessensibilizar e reprocessar os vários componentes da memória traumática (sentimentos, sensações corporais e crenças negativas), de modo a ressignificar os eventos do passado, por meio da reconexão das redes associativas de memória, com as redes de recursos psíquicos do sujeito, resultando numa condição mais adaptativa e funcional, com maior consciência e capacidade para direcionar sua vida e alcançar satisfação. (https://www.emdrportugal.pt/).

Topo

Brainspotting (BSP)

É um método de tratamento focalizado, que funciona identificando, processando e libertando fontes neuropsicológicas de dor física e emocional (traumas, dissociações e outros sintomas). O método pode ser, simultaneamente, uma forma de diagnóstico e de intervenção e o seu efeito intensificado com o uso de sons bilaterais que oferecem contenção e controlo ao paciente. Funciona como uma ferramenta neurobiológica, chegando à experiência e sintomas que normalmente estão fora do alcance da mente consciente. Trabalha-se com o corpo através do acesso direto ao Sistema Nervoso Autónomo e Límbico do Sistema Nervoso Central. Como tal Brainspotting é um método de tratamento que tem resultados psicológicos, emocionais e físicos. Este modelo reconhece a capacidade inata do corpo de se auto-monitorizar, isto permite o processamento e a libertação de áreas (sistemas) que se encontram em desequilíbrio, incluindo a possibilidade de reduzir e/ou eliminar a dor física, e a tensão associada a perturbações psíquicas e físicas.

Como funciona o Brainspotting (BSP)?

Um brainspot (ponto específico no cérebro) é a posição ocular relacionada com a ativação energética/emocional de um tema perturbador. Localizado através da posição ocular, o brainspot é um subsistema fisiológico que armazena a experiência perturbadora em forma de memória.

Quando este é estimulado, o cérebro profundo assinala (mostra) de forma reflexa ao terapeuta que foi localizado uma área significativa. Gestos ou expressões faciais reflexas são exemplo de poderosos indicadores de brainspot. O foco de atenção estimula um processo profundamente integrador e curativo dentro do cérebro.

Quais as vantagens do brainspotting?

Mudança do estado global: Método que devido à sua intervenção focada trabalha e altera diretamente o sintoma apresentado.

Fisiologia: Havendo equilíbrio orgânico (cérebro e corpo), a perceção corporal melhora e otimiza os recursos

Rápida Evolução: É um método de tratamento onde se observam mudanças a partir da primeira sessão de terapia.

INDICAÇÕES: Pessoas de todas as idades podem usufruir dos benefícios do Brainspotting tanto para a terapêutica como para a otimização do desempenho (https://brainspotting.org.br/).

Topo

PSYCH-K®

É um método simples e direto para identificar e mudar crenças subconscientes autolimitantes, que perpetuam os velhos hábitos de pensamento e comportamento que gostaria de mudar. É um processo simples que ajuda a comunicar-se com o subconsciente, onde quase todos os comportamentos humanos – construtivos e destrutivos – se originam, para que possa mudar as crenças que limitam a sua autoestima, os seus relacionamentos, o desempenho no trabalho e até mesmo sua saúde física! O seu propósito geral é acelerar a evolução individual e global pelo alinhamento das crenças subconscientes com a sabedoria consciente das maiores tradições espirituais e intelectuais. A aplicação prática desta sabedoria na nossa vida pessoal e profissional traz uma profunda sensação de paz e satisfação mental, emocional, física e espiritual.

O processo envolve técnicas simples, diretas e facilmente verificáveis. A interação mente-corpo é conseguida a partir dos testes musculares da kinesiologia, acedendo-se, assim, “arquivos” limitadores da mente subconsciente. Também utiliza técnicas de integração dos hemisférios cerebrais direito e esquerdo, resultando num estado de “cérebro-integral”, mais suscetível a efetuar mudanças rápidas e de longa duração em programas subconscientes obsoletos.

Quando se aplica o PSYCH-K?

A sua realidade é criada pelas suas “crenças”. Essas crenças, geralmente subconscientes, são frequentemente o resultado de programações que ocorrem ao longo da vida e representam uma poderosa influência no corpo humano. Estudos em neurociências indicam que 95% da nossa consciência é, na verdade, subconsciente. É a mente subconsciente que guarda nossas atitudes, valores e crenças. Geralmente, são os comportamentos derrotistas que queremos mudar. Frequentemente, a forma mais efetiva de mudar um comportamento mudar a(s) crença(s) subconscientes que o apoiam.

Com base em anos de pesquisa em cérebro bipartido, também conhecidas como Teoria da Dominância Cerebral, o PSYCH-K® fornece uma variedade de formas para rapidamente identificar e transformar crenças que o “limitam” em crenças que “apoiam”, em qualquer área da sua vida.

A forma mais rápida e efetiva de mudar os comportamentos contraproducentes que nos impedem de alcançar os nossos objetivos, é através da mudança de crenças autolimitantes e de emoções negativas que estão associadas.

Como funciona o PSYCH-K®

Um equilíbrio PSYCH-K® é um processo concebido para criar uma identificação equilibrada com os dois hemisférios do córtex cerebral. Esse “estado de cérebro-integral” é ideal para reprogramar a mente com novas crenças, reduzindo o stress indesejado e ajudando-o a aceder a todo o seu potencial para enfrentar os desafios da vida. O equilíbrio, transformará qualquer resistência subconsciente que possa ter para atingir a sua meta, de modo a potenciar o seu esforço colocado no Plano de Ação estabelecido para a(s) sua(s) meta(s).

https://psych-k.com/

Topo

Terapia de casal

A Terapia de casal procura a resolução dos conflitos no casal e cria espaço para uma comunicação mais reflexiva e assertiva, compreendendo a expetativa de cada um e o que fazer para conciliá-las.

O terapeuta de casal atua como um mediador entre o casal, ampliando o diálogo e a visão do mundo de ambos, que, muitas vezes, por se encontrarem sob efeito de fortes emoções, perdem o controle e não conseguem tomar uma decisão e modificar antigos padrões que estão a causar dano na relação.

Quando existem problemas, conflitos e experiências negativas que os casais não conseguem resolver sozinhos, um terapeuta de casal pode ajudar a identificar a origem dos mesmos e sugerir mudanças necessárias (na relação e no comportamento de cada membro) de modo que o casal possa resgatar a satisfação na relação a dois. A terapia de casal oferece acolhimento e um ambiente propício para o casal desabafar, colocar as questões que afligem cada um e buscar, juntos, soluções para os seus problemas e sofrimentos.

Entre os motivos mais comuns que levam um casal a procurar ajuda temos a infidelidade, discussões habituais, ciúme excessivo e problemas na vida sexual. Pode estar relacionada ao nascimento de um filho, à mudança de emprego, a uma situação de maior vulnerabilidade (doença), etc. A comunicação diante da crise é inevitavelmente afetada, bem como a expressão de afetos e a própria sexualidade.

As pessoas ou membros da família isolam-se, em certos casos estabelece-se o que chamamos da “Conspiração do Silêncio”, que promove o distanciamento progressivo e maior incapacidade de ação dos envolvidos.

Em todos estes casos, o profissional oferece o apoio necessário para que o casal consiga conversar de forma mais objetiva, a fim de resolver os problemas e conquistar uma vida a dois mais saudável e tranquila.

As evidências científicas confirmam que um psicólogo pode ajudar o casal a melhorar as suas interações, o seu padrão de comunicação e de expressão emocional, promovendo mudanças de comportamento positivas nas relações românticas.

Topo

Hipnose Clínica

É um conjunto de técnicas que proporcionam um estado modificado de consciência permitindo aceder a conteúdos inconscientes, vivências, experiências e crenças negativas que de algum modo estão afetando o momento presente.

Em hipnoterapia, o estado de transe hipnótico é um estado de concentração profunda e absoluta durante o qual o paciente foca a sua atenção no que é dito, mantendo-se sempre consciente, não perdendo nunca o controlo de si mesmo nem fazendo nada contra sua vontade.

O uso da hipnose como técnica psicoterapêutica revela enorme potencial, possibilitando a identificação e reprogramação de registos, memórias e crenças negativas que prejudicam a qualidade de vida e a saúde. Da mesma forma, através de sugestões apropriadas, corrige comportamentos, potencia capacidades, reforça a autoestima e a autoconfiança facilitando e promovendo o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal de forma saudável e harmoniosa.

Topo

Especialidades

sombra_noticias